(81) 98457-9544

NO AR

Rádio Moria FM

moriafm.com.br

Pernambuco

Conselho Estadual de Política Cultural Apela pela Continuidade do Festival de Inverno de Garanhuns

CEPC-PE pede para que a Prefeitura de Garanhuns e o Governo de Pernambuco entrem em acordo sobre a realização do FIG 2024

Publicada em 14/04/24 às 12:55h - 812 visualizações

por Rádio Moria FM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Secult-PE/Fundarpe)

O Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC-PE) emitiu um comunicado nesta sexta-feira (12), expressando preocupação e apelo em relação à decisão do Governo de Pernambuco de renunciar à organização do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) de 2024, após dificuldades nas negociações com a Prefeitura de Garanhuns.

Surpresa e Desapontamento do Conselho

O comunicado reflete a surpresa e frustração do CEPC-PE diante da revelação de que a gestão municipal não realizará a 32ª edição do Festival. O Conselho destaca o dever legal do governo estadual em manter e promover eventos culturais significativos, como o FIG, em prol do desenvolvimento da cultura pernambucana.

Apelo pela Solução do Impasse

O CEPC-PE faz um apelo direto à Governadora Raquel Lira e ao Prefeito Sivaldo Albino para que cheguem a um acordo que permita a realização do FIG em 2024. Destaca-se a importância de considerar o impacto que essa decisão tem sobre os fazedores de cultura, o Patrimônio Cultural pernambucano e a riqueza cultural do estado como um todo.

Histórico de Desentendimentos e Falta de Diálogo

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, relatou desentendimentos desde o início das negociações para a nova edição do FIG. A prefeitura teria atropelado a divulgação de editais e artistas, além de apresentar uma proposta que excluía a Fundarpe do Polo Mestre Dominguinhos, palco principal do evento.

Programação Divulgada e Incerteza sobre Realização

Embora o município de Garanhuns tenha divulgado a programação do FIG 2024, incluindo nomes como Roupa Nova, João Bosco e Ana Carolina, permanece a incerteza sobre a realização efetiva do festival devido ao impasse entre as esferas municipal e estadual.

Esperança por uma Solução Concertada

O CEPC-PE expressa sua esperança de que um acordo seja alcançado para garantir a continuidade do Festival de Inverno de Garanhuns, uma celebração tão importante para a cultura e identidade de Pernambuco. A comunidade cultural aguarda ansiosamente por uma resolução que preserve esse evento tão querido e aguardado por tantos.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








LIGUE E PARTICIPE

(81) 98457-9544

Visitas: 64911
Usuários Online: 153
Copyright (c) 2024 - Rádio Moria FM
Converse conosco pelo Whatsapp!